O Vetor

Quem somos?

O Pré-vestibular Comunitário Vetor é uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo de oferecer aulas de qualidade para alunos de baixa renda se prepararem para as provas de vestibular e, assim, ingressarem nas Universidades.

Nossa História 

O Pré-vestibular Comunitário Vetor foi idealizado pelo advogado Reinaldo José Gallo Júnior, ainda estudante de direito na época, no ano 2000. Após trabalhar, como voluntário, em um pré-vestibular comunitário na própria universidade, decidiu juntar um grupo de amigos e montar seu próprio projeto objetivando oferecer melhor preparo para alunos de baixa renda passarem no vestibular. Empolgado com a ideia, o Frei Antônio Moreno, pároco da Igreja Santa Mônica na época, abraçou a ideia daí surgindo a primeira turma do Vetor. Iniciando com uma turma de 40 alunos aos sábados, o Vetor começou a receber cada vez mais candidatos interessados, assim, nos mudamos para o Colégio Santo Agostinho com aulas diárias noturnas e começamos a atender cerca de 100 alunos nos anos seguintes.

Atualmente, o Vetor funciona no Colégio São Vicente de Paulo e é formado por duas turmas de 40 alunos cada. Mas nem só de preparação para as provas vive o curso. Do ponto de vista político-pedagógico, uma preocupação constante é promover a participação cidadã e estimular uma leitura crítica da realidade. Na prática, essa orientação se traduz em uma série de eventos extraclasse, como seminários, mesas-redondas, gincanas e excursões, que provocam a reflexão, suscitam o debate e levam o aluno a se posicionar criticamente. Além da parceria com o Colégio São Vicente de Paulo, o Vetor conta com cerca de 50 voluntários, estudantes universitários e profissionais, que se dedicam desde a organização do curso até as aulas e atividades extras ministradas durante a semana.

Como Funciona?

Todos os anos, o VETOR abre as portas para os novos alunos que desejam ingressar no curso. Devido a grande procura, nosso processo seletivo é dividido em duas etapas e possui três tipos de avaliações: uma prova, uma análise documental e a carta motivacional.

Inscrições

Na primeira etapa do nosso processo seletivo é preenchido o Formulário Sócio Econômico. Nele constarão as informações do candidato. No período de inscrições que também serão entregues os documentos e a carta motivacional. A taxa de inscrição é de R$ 10,00.

Prova de Seleção

A segunda etapa consiste numa prova de seleção com 40 questões e uma redação. As questões são baseadas no conteúdo abordado durante o Ensino Médio. Assim como nos vestibulares tradicionais, a prova é divida em quatro áreas: Linguagens, Matemática, Ciências Exatas e da Natureza e Ciências Humanas. O tempo de duração da prova é de 4 horas.

Horário e Local

De segunda a sexta-feira: 18:30 às 22:15, no Colégio São Vicente de Paulo

As aulas de segunda a sexta contam com aulas direcionadas para resolução de questões de vestibular, das 18:30 as 19:15 e, em seguida, as aulas regulares que são obrigatórias.

Endereço

Colégio São Vicente de Paulo

Cosme Velho, 241 – Cosme Velho, Rio de Janeiro